Imagem capa - Porque contratar uma assessoria para o seu Casamento? por Juliano Marques Fotografia

Porque contratar uma assessoria para o seu Casamento?

O Cerimonial é aquele profissional responsável por ajudar o casal na organização do casamento. De acordo com os noivos Sabrina e Magno, que se casaram lá em Lagoa Santa, “o casamento nada mais é que a realização de um sonho! Por isso é imprescindível a presença do cerimonial neste momento. A principal função do cerimonial é organizar todos os detalhes para que o grande dia seja conforme o esperado e que o seu sonho seja realizado”, afirmam com a serenidade de quem não teve dor-de-cabeça.


O mercado oferece, hoje, uma gama de soluções quando se fala de Cerimonial. Uns são contratados logo após a decisão dos noivos em marcarem a data do casamento. É um serviço de fôlego e exige uma dotação orçamentária maior, já que o/a cerimonialista irá ajudar o casal a encontrar uma identidade para a cerimônia, auxiliando na escolha dos outros profissionais, organizando e verificando os contratos, boletos, pagamentos e prazos. Estes profissionais ficam tão próximos dos noivos que acabam se tornando amigos íntimos. Muitas das vezes são eles que ouvem os desabafos, que ajudam a resolver os conflitos e, em muitas das ocasiões a palavra final sobre uma determinada questão/conflito é do/a cerimonialista. Geralmente, o trabalho deste profissional só termina quando todos os profissionais envolvidos no casamento concluem seus trabalhos... Mas acredite, o vínculo fica para o resto da vida (falo de experiência própria).

Outra solução que existe é a contratação “apenas” para o dia da cerimônia. Compete à eles a: organização dos convidados; a separação dos lugares de honra; a colocação de lenços para as lágrimas de alegria; a chamada dos padrinhos e acalmar as crianças; a organização do cortejo; abrir a porta para que a noiva (deslumbrante) entre; o auxílio do casal durante a cerimônia (arrumar o vestido da Noiva), separar os lenços e água para o casal e para o celebrante; ajudar na contenção daqueles que cismam em atrapalhar a fotografia; e, finalmente, ajudar na saída, organizando os padrinhos e convidados para a sessão de fotos e no recebimento dos cumprimentos na saída.

Na festa, estes profissionais são os olhos, os ouvidos e a boca do casal. Ajudam na organização geral, coordenando o trabalho de todos os profissionais, facilitando o deslocamento e o bem-estar do casal. O Cerimonial funciona como um para-raio para impedir que problemas triviais cheguem aos noivos. Vai ajudar a distribuir os badulaques para animar a festa, organizar o momento do bouquet e distribuir os bem-casados. É o cerimonial que vai verificar as perdas, quebras e saldo da festa, já que nessa hora os noivos já estarão prá-lá-de-Bagdá! São os fiscais do casal. As pessoas de confiança.  


A escolha de um bom cerimonial pode significar a paz ou a dor de cabeça eterna. Para Ana Carolina que se casou com o Helbert, lá no Clube Sírio em BH, o cerimonial foi de extrema importância para que o casamento saísse da maneira que sempre sonhou. De acordo com ela, o Cerimonial "cuidou do pré, do dia e do pós, cuidou das especificidades e deixou tudo preparado para que ocorresse em tempo hábil... com certeza ajudou a tornar meu sonho em realidade”.


Mas nem tudo são flores. Todos concordamos que o cerimonial é essencial para que qualquer evento aconteça com excelência, principalmente o casamento. Para a noiva Florentina (nome fictício para preservar a identidade da noiva) “infelizmente no meu casamento não tive profissionais que me deixaram realmente segura para o meu grande dia. Nem mesmo antes, pois tudo do meu casamento fui eu que fiz ou contratei diretamente. É muito importante buscar indicações. Faça sua escolha bem feita para não ter problemas em sua cerimônia”, desabafa.

É preciso ter consciência de que o barato de agora, pode sair muito caro na hora que você mais precise que funcione. O casamento não se repete. Por isso, como disse a noiva Florentina, “tudo deve estar alinhado” para se evitar, no mínimo, dores-de-cabeça (isso sem falar do prejuízo). Fuja do barato demais, fuja de pacotes com todos os serviços. Pense nisso: como o cerimonial vai poder fiscalizar e cobrar a execução de um serviço que é ele que presta ou que está, de uma forma ou de outra vinculado a outro profissional/serviço.

Para a noiva Sabrina do Magno, cada centavo investido valeu a pena: “não me arrependo de ter contratado uma equipe de profissionais capacitados para realizar este sonho junto comigo e meu noivo. Sem dúvidas o cerimonial deve ser um dos primeiros fornecedores a ser contratado, mas vale lembrar que é de suma importância pesquisar sobre o trabalho destes antes de contratá-lo, pois casamento é um sonho, e um sonho deve ser colocado nas mãos de quem realmente está disposto a realizar com você”, conclui.

Esperamos ter ajudado. Se ficou alguma dúvida chama a gente. Conhecemos boas equipes que poderão te ajudar nesse grande dia! Conte sempre conosco.

Juliano e Cynthia Marques – Fotografia

No final, são memórias que ficam